quarta-feira, 23 de abril de 2014

CAPITALISMO X COMUNISMO:

Dias desses fui abordado por um dos meus raros leitores me gozando por ser eu um capitalista sem capital, por eu defender - mesmo não sendo esse meu intento - o sistema capitalista. Foi mal! não foi minha intenção defender um sistema que me explora há mais de trinta anos. Meu intento era mostrar que o capitalismo é menos cruel que o comunismo. Em primeiro lugar o capitalismo propicia um governo democrático, enquanto que o comunismo fatalmente deságua em ditaduras sanguinárias. Estão aí Cuba, China e Coreia do Norte que não me deixam mentir. O capitalismo quer apenas explorar o homem; o comunismo além de o explorar quer sua fidelidade e submissão ao sistema. No capitalismo resta-nos um riqueza fundamental, a liberdade. No comunismo passamos a ser propriedade do Estado sem nenhum direito, inclusive aos direitos humanos. Tenho a convicção que essa balela de comunismo é uma falácia, nunca existiu realmente. O que houve foi um capitalismo de Estado onde os cidadãos desses regimes foram feitos prisioneiros e condenados ao trabalho forçado e sem renumeração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário