No Brasil democracia tomou um status de religião, falar mal dela virou blasfêmia! Mas o contrário é que é o recomendado, pois a oposição e o confronto de ideias que é a têmpera das democracias verdadeiras. Toda a imprensa fala bem e assim a versão dos poderosos se propaga, mas o povão que fala mal não é ouvido e a insastifação fica oculta. No Brasil, numa pesquisa recente, foi apurado que menos de cinqüenta por cento apóiam a democracia. Mas democracia nunca foi unanimidade, para provar isso transcreverei alguns pensamentos sobre o tema:
“Se começássemos a dizer claramente que a democracia é uma piada, um engano, uma fachada, uma falácia e uma mentira, talvez pudéssemos nos entender melhor.”
(José Saramago)
“Não há democracia política que resista a tão dramáticas diferenças sociais. O agravamento das desigualdades é um convite às soluções de força.” (Lula da Silva)
“A democracia precisa da virtude, se não quiser ir contra tudo o que pretende defender e estimular.” (Papa João Paulo II)
“Devolva minha ditadurazinha que essa sua panacéia democrática está me matando.”(Sivirino de Xiquexique)
“O sufrágio universal, a mais monstruosa e a mais iníquas das tiranias, pois a força do número é a mais brutal das forças, não tendo ao seu lado nem a audácia, nem o talento.”
(P. Bourget)
“Mais democracia do que praticamos, creio que não existe em outra parte do mundo.” (Augusto Pinochet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário